Skip to content

Celebração do Centenário do município de Foz do Iguaçu

outubro 1, 2018
foz do iguaçu

Início

Foz do Iguaçu fundada no final do século XIX, a Foz que conhecemos tem sua origem em um povoado rústico estabelecido por Paraguaios, Argentinos e Brasileiros dedicados à extração de madeira e erva mate.

Foz do Iguaçu ?

No ano de 1889, foi então fundada a Colônia Militar de Iguassu. No início da década de 1910, a então colônia foi elevada a vila. Já em 10 de junho de 1914, a aprovação foi elevada a município, com o nome de Vila Iguassú. Em 1918, foi então adotado o nome de Foz do Iguassú, posteriormente convertido para Foz do Iguaçu.Foz 1940

Foz do Iguaçu 1940A cidade foi marcada historicamente em 1939, pela criação do então Parque Nacional do Iguaçu, para abrigar as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu. No ano de 1946, a Terra das Cataratas tornou-se então capital do Terrtório Federal do Iguaçu.

Já na década de 60, o desenvolvimento iguaçuense foi marcado pelo asfaltamento da atual BR-277, a construção da famosa Ponte da Amizade que liga Brasil ao Paraguai e do Aeroporto Internacional Cataratas.

No ano de 1970, a cidade que até então era uma região pacata com pouco mais de 30 mil habitantes, quadruplicou de tamanho com o início das obras do canteiro da usina de Itaipu, atual maior Hidroelétrica do mundo em geração de energia. No pico da construção, cerca de 40 mil operários vieram à cidade. No início dos anos 80, a população do município já ultrapassava a marca de 140 mil habitantes.

Ponte Tancredo Neves

Em 1985, foi inaugurada a Ponte Tancredo Neves que atualmente liga Foz do Iguaçu à Argentina Puerto Iguazú. Em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, titulo concedido pela UNESCO.

Usina de Itaipu

A usina de Itaipu teve sua primeira fase concluída em 1991, recebendo no ano de 1995 o título de Maravilha do Mundo Moderno, concedido pela Associação Note-Americana de Engenheiros Civis (ASCE).

De lá para cá, o município vem se desenvolvendo com apostas no turismo e no comércio com o Paraguai e Argentina, consolidando-se hoje como polo médico e universitário no extremo oeste do Paraná.

usina de itaipu
Usina de Itaipu

Desenvolvimento

Um estado elaborado pelo CODEFOZ, nos anos de 2013 e 2014, apontou um estudo que 55% do empregos propulsores (que geram novos empregos) na economia local estão concentrados principalmente nos setores de turismo e logística.

Para o ano de 2014, espera-se o início da construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai qu está no papel desde o ano de 1992, e a formação da primeira turma o curso de Medicina da Universidade Federal da integração Latino-Americana (UNILA), com sede na cidade.

Cosmopolita e diversificada, com muitas histórias para contar, Foz do Iguaçu saúda, em seu primeiro centenário, as mais de 70 etnias de sua população e as mais de 150 nacionalidade que visitam anualmente.

 

Veja Também:
Lei de Incentivo ao Esporte
Questões de Desenvolvimento