Skip to content

Deputados de Foz tratam de infraestrutura, turismo e implantação do Curso de Medicina

setembro 10, 2018
deputados

O evento contou com a presença de vários deputados, entidades de lideranças locais, vereadores, prefeitos da região Oeste e com a população .

As principais exigências das regiões de maior proximidade, que foram apresentadas aos deputados durante a sessão itinerante de Foz do Iguaçu, dizem respeito à investimentos
em infraestrutura rodoviária, com a construção de viadutos na BR-277 para desafogar o grande fluxo de carros na estrada, interligando diferentes pontos da cidade, a ampliação de investimentos em turismo e a criação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

Diversas entidades puderam apresentar à Comissão Executiva e aos parlamentares uma série de exigências. Durante a sessão, a tribuna da Câmara Municipal também foi ocupada pelos moradores para parabenizar a iniciativa de deslocamento do Legislativo estadual, bem como para elencar as principais solicitações da comunidade. Lideranças políticas, prefeitos, e vereadores também prestigiaram a interiorização da Assembléia.

Para o Deputado Valdir Rossoni do PSDB (Presidente da Assembléia Legislativa), as interiorizações representam uma discussão muito importante e mapeamento dos pleitos regionais, dando permissão assim aos parlamentares de um maior e mais direto conhecimento no momento de discutir e votar o orçamento do Estado. “Foi uma sessão muito positiva e produtiva. Tivemos as entidades apresentando suas necessidades e expectativas, assim como a população reivindicando o apoio do Poder Legislativo para as questões locais. Quando formos votas a peça orçamentaria, já teremos debatido com os paranaenses sobre suas necessidades“.

Balanço – As ações provocadas pela Mesa Diretora da Casa foram apresentadas à população de Foz do Iguaçu. O 1° secretário, deputado Plauto Miró (DEM), fez um balanço da gestão, lembrando das economias já alcançadas, principalmente com a devolução de recursos ao Governo do Estado, na ordem de R$20 milhões. “Além de ouvirmos a população, as sessões de interiorização nos permitem prestar contas das medidas que foram adotadas no Poder Legislativo. É de suma importância também nesta sessão itinerante de Foz do Iguaçu que a população possa saber como estão sendo aplicados os recursos públicos”, avaliou.

Um dos responsáveis pelo deslocamento do Parlamento estadual ao oeste do estado, o Deputado Reni pereira (PSB), segundo secretário da Assembléia Legislativa, ressaltou a grande importância de institucionalizar os debates, principalmente com ações paralelas, como foi o caso da reunião da Comissão de Turismo.”A Mesa vem respeitando a população ao interiorizar.
Pretendem institucionalizar o debate e que as causas de Foz do Iguaçu sejam de todos os deputados também. As demandas foram colocadas aos deputados, e a comissão de turismo veio também para participar deste processo, contribuindo com o debate. A cidade certamente ganhou com a vinda da Assembleia”, Afirmou Reni Pereira.

Participação – Deputado Ademar Traino PSDB (Líder do Governo),Deputado Toninho Wandscheer (PT), representando a liderança da oposição, os deputados Luciana Rafanin (PT), Professor Lemos (PT), Elton Welter (PT), Ademir Bier (PMDB), Anibelli Neto (PMDB), Pastor Edson Praczyk (PRB), Élio Rusch (DEM), Duílio Genari (PP), André Bueno (PDT), Cantora Mara Lima (PSDB), Adelino Ribeiro (PSL), Leonaldo Paranhos (PSC) e Fábio Camargo do (PTB), também participaram da sessão de Foz do Iguaçu.